> Informática
 boletim Terra Celular fale conosco  



Cartilha de segurança
Guia de compras
Discador Terra
Banda larga
Windows XP
Mais especiais


Jornal do Brasil
MP3 Box

Informática
Quarta, 9 de julho de 2003, 15h05 
Argentina cria mapa inteligente do conhecimento
 
Últimas sobre Informática
» Telefones com câmera têm problemas de transmissão
» Não deixe o Google filtrar o seu newsgroup
» EUA legalizam uso de miniatura de fotos na Web
» HP começa a pensar em reciclagem de cartuchos
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Faça sua pesquisa na Internet:
Uma universidade particular argentina e a empresa americana Intag anunciaram ontem, em Buenos Aires, a criação do primeiro mapa inteligente do conhecimento humano na Internet. Em uma primeira etapa, o mapa concentra-se no conhecimento sobre informática, computadores e telecomunicações, e conta com 50 mil palavras-chaves para busca na Internet, explicou à EFE o diretor-executivo da Intag, o engenheiro argentino Juan Chamero.

As palavras-chaves estão classificadas dentro de uma árvore lógica de 1,6 mil assuntos, disse Chamero, ao destacar que o mapa é resultado de 120 dias de trabalho de uma equipe formada por especialistas e alunos da universidade argentina de Caece em conjunto com a Intag. "O conteúdo desse mapa equivale a uma biblioteca de mais de 100 mil páginas de informação com um mínimo de redundâncias, ou uma enciclopédia virtual de 100 volumes", disse.

Chamero explicou que o mapa é um sistema informático "com agentes inteligentes de busca", que recebem instruções precisas para encontrar dados sobre assuntos específicos na Web. "Em 150 dias poderia ser feito um mapa de todo o conhecimento humano, e calculo que teria cerca de cinco milhões de palavras-chave para encontrar a informação requerida", disse.

Os usuários poderão mudar as instruções dadas aos agentes inteligentes para tornar mais eficiente a coleta dos dados procurados, e o sistema dá um resumo da busca e os sites da Internet onde se encontram, apontou. O mapa foi desenvolvido em inglês e dentro de três meses terá uma versão em espanhol, "tempo necessário para traduzir de uma língua a outra, que não é coisa simples neste tipo de sistemas informáticos inteligentes", comentou Chamero.

O diretor da Intag, uma empresa americana dedicada à pesquisa e desenvolvimento da inteligência artificial, destacou que o mapa do conhecimento vai melhorar substancialmente o uso da Internet. "Os usuários poderão modificar as instruções de busca para os agentes inteligentes para adequá-las a seus próprios interesses, e até terão voz e voto para pedir a determinado portal uma mudança de conteúdo, coisa que atualmente é feito através de pesquisas", comentou.

O protótipo do primeiro mapa do conhecimento pode ser visto no site da Intag.
 

Agência EFE

Agencia Efe - Todos os direitos reservados. É proibida todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agencia Efe S/A.






 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade